Você não se imagina trabalhando com outra coisa que não seja ajudar o próximo? Ou mesmo ajudando a melhorar a vida de alguém com as próprias mãos? Então este texto é para você: fizemos este artigo para quem ama cuidar das pessoas.
Escolher uma profissão não é uma tarefa fácil. A pressão para não errar é grande, e as incertezas são ainda maiores. O único jeito de acertar é respeitar suas maiores habilidades e estar atento a quais atividades você tem mais prazer em executar.
Se você é um desses anjos em forma de pessoa, confira as 5 melhores profissões para quem pretende trabalhar cuidando do outro. Boa leitura!
1. Técnico em Enfermagem
O técnico em enfermagem atende o paciente diretamente, sendo uma profissão muito gratificante para quem gosta de cuidar das pessoas. Ele presta cuidados e socorro a inúmeras pessoas todos os dias, contribuindo para que elas não sintam dor ou para que não tenham complicações em seus quadros de saúde.
O curso técnico na área capacita para fazer curativos, administrar medicamentos e prestar auxílio à chefia de enfermagem, em casos de pacientes gravemente enfermos ou internados.
O técnico em enfermagem pode atuar em vários espaços: unidades de pronto atendimento e básicas de saúde, centros de diagnóstico por imagem e análises clínicas, consultórios, atendimento pré-hospitalar, organizações militares, instituições de longa permanência etc.
2. Cuidador de idosos
Essa também é uma excelente opção. O cuidador de idosos, como indica o próprio nome, cuida da integridade física, psicológica e do bem-estar de idosos — em repouso, em clubes da terceira idade ou em acompanhamentos particulares.
O cuidador aprende sobre postura ética profissional, alimentação, higiene e socialização para idosos. Ele cuida de tudo que está relacionado à garantia da qualidade de vida dos nossos vovôs e vovós!
Essa profissão também permite que você cuide diretamente das pessoas e sinta a gratidão imediata de perto!
3. Psicólogo
Se você é uma pessoa que prefere ajudar de maneira social e emocional, precisa conhecer a psicologia. O psicólogo ajuda as pessoas a se conhecerem melhor e a solucionar problemas durante a revisão do próprio comportamento.
Você vai ajudar o seu paciente a enfrentar barreiras talvez muito maiores do que as físicas, como traumas, distúrbios emocionais e de personalidade. Além de contribuir para que ele se sinta melhor e mais seguro para enfrentar determinadas situações.
O psicólogo pode atuar em consultórios, clínicas, unidades de internação, além da área educacional e corporativa, promovendo boas relações em escolas e empresas.
4. Médico
Conhecemos a medicina como a ciência que salva vidas e promove recomeços. O médico cuida de todas as pessoas que vão ao seu consultório, realiza procedimentos complexos, como cirurgias e diagnósticos mais especializados, e conduz tratamentos contra diversas enfermidades.
Médicos podem se especializar em determinada área, cuidando apenas de pacientes que se enquadrem em um quadro clínico específico. Como o ginecologista, por exemplo, que cuida da saúde da mulher.
Se você se tornar um médico, poderá ter um consultório, atender em hospitais, clínicas, prontos-socorros e unidades básicas de saúde.
5. Assistente Social
Promove o bem-estar coletivo e integra indivíduos à sociedade: o assistente social está sempre pronto para dar uma nova chance. Seja para alguém sentir-se melhor na convivência com a família e vizinhança, ou apenas viver com mais dignidade.
Essa profissão é para quem tem força de vontade e pretende trabalhar pesado na redução da desigualdade social e no apoio à cidadania.
O assistente social precisa ser alguém que ama cuidar das pessoas e que pretende levar carinho e atenção a cada canto que for.
E então, gostou de conhecer essas 5 formas de trabalhar e cuidar das pessoas ao mesmo tempo? Se você ainda não encontrou a sua, primeiramente, acalme-se! Curta nossa página no Facebook e acompanhe o nosso Instagram: sempre postamos dicas interessantes para você que está escolhendo os próximos passos!