Se profissionalizar e ganhar destaque no mercado de trabalho não é tarefa fácil, afinal, é um aperfeiçoamento contínuo que exige muita dedicação!
A questão é ainda mais difícil se você já trabalha e não sabe como se qualificar; ou quer tentar outra área, mas a ideia de sair do emprego o assusta.
As inseguranças são muito comuns principalmente para os mais jovens, que sentem falta de aprofundamento ou que buscam equilíbrio entre salário e aprendizado. Como opção de qualificação profissional, o curso técnico é uma excelente oportunidade.
Para te ajudar a entender mais sobre esse tipo de ensino e suas vantagens, separamos 7 aspectos importantes para fazer um curso técnico de qualidade. Confira!
1. Qualificação profissional
O certificado comprova a conclusão do curso, os ensinamentos e habilidades comprovam a sua aptidão para trabalhar na área. Assim, ambos formam um conjunto que destaca o currículo na hora de procurar emprego ou mudar de profissão.
Os cursos técnicos são pontos de partida para a qualificação, oferecendo tanto aprendizado quanto contato com o mercado, uma conexão que constrói benefícios como:
- preparo do estudante nas atividades específicas daquela área;
- conhecimento do trabalho em menor tempo investido;
- imersão no mercado de trabalho, gerando experiência;
- contato com empresas, colegas e clientes capazes de gerar um bom networking.
Saia do senso comum e procure escolas de “peso” no mercado, que te ofereçam oportunidades variadas na área escolhida. Pense no agora, mas não deixe de lado as considerações para o seu futuro!
2. Aceitação e oportunidades no mercado
Além de qualificar, o curso técnico é a opção mais próxima do mercado de trabalho, criando uma “ponte” entre o estudante e as empresas. Achou interessante?
E é mesmo! Essa conexão é feita por meio de programas com instituições e empresas parceiras, que oferecem:
- estágios de acordo com as atuações possíveis;
- vivência prática no setor;
- trabalhos efetivos de acordo com a rotina do aluno;
- opções com maior facilidade para conseguir seu lugar — por “reservarem” um ‘x’ de vagas aos alunos do técnico.
Vale ressaltar que os profissionais com formação técnica sobressaem em relação a outros candidatos que não receberam base para o trabalho.
Querendo ou não, existe competição na hora de conseguir um bom emprego, então o curso técnico aumenta suas oportunidades de trabalhar e ganhar um bom salário na área do seu interesse. Não se acomode!
3. Conhecimento sobre a área
Outro ponto interessante é a oportunidade de contato que o técnico oferece.
Se você não tem certeza sobre a área que deseja seguir, o técnico serve para tirar suas dúvidas, oferecendo uma experiência mais rápida para você aprender e entrar no mercado de trabalho. Além disso, a empregabilidade de profissionais que possuem o certificado do curso técnico é maior do que trabalhadores que não investiram na qualificação.
Imagine, por exemplo, começar o técnico em enfermagem e já atender pacientes em hospitais, ou cuidar de enfermos por home care logo após as aulas. Talvez você prefira cursar técnico em administração e trabalhar em uma empresa de grande porte, entendendo o funcionamento das atividades internas.
Outra opção é fazer o curso de radiologia, que oferece oportunidades de trabalho em hospitais, ambulatórios, clínicas e centros de pesquisa.
Se essa experiência for positiva, será maravilhoso descobrir cedo a sua vocação e o ambiente em que deseja construir a sua carreira!
4. Investimento acessível
Claro que o fato de investir dinheiro e tempo em uma qualificação deve ser considerada, principalmente se é você quem vai pagar o curso e precisa equilibrar o serviço e as aulas.
Uma das vantagens de fazer um curso técnico é a acessibilidade quanto aos valores, variando de acordo com a área escolhida, porém, com opções em pagamentos que não prejudicam o orçamento no final do mês.
Além disso, muitas instituições oferecem provas para bolsas e descontos durante os semestres.
5. Duração reduzida
A menor duração dos cursos já foi pontuada em outros itens, mas merece uma categoria só para ela.
Afinal, é muito bom começar as aulas sabendo quanto tempo falta para sua qualificação, gerando até alguns benefícios pessoais, como maior entusiasmo no decorrer dos semestres, motivação pelas oportunidades de serviço que a conclusão do técnico oferece e menor desgaste ao equilibrar rotina com estudos.
Aqui entra a frase de senso comum “qualidade não é quantidade”.
Não adianta escolher um curso com anos de duração se o aprendizado é incompatível com suas necessidades e exigências. Por isso, pesquise antes de escolher e entenda:
- a divisão do curso;
- a porcentagem entre aulas mais teóricas e práticas;
- o plano de aula da escola e dos professores;
- as exigências de estudo complementares às aulas;
- as possibilidades de horário e encaixes no seu dia a dia.
6. Equilíbrio entre teoria e prática
Já dissemos as vantagens de atuação que o curso técnico oferece, porém, muitas escolas trabalham não só com parcerias para estágios, vivência etc., mas também com uma didática para formação completa entre teoria e prática, preparando o aluno para o mercado de trabalho.
Afinal, não há como formar um radiologista sem treiná-lo para criar familiaridade com equipamentos de uso cotidiano para o trabalho, ou uma enfermeira sem que ela tenha contato prévio com pacientes e vá para o mercado de trabalho sem saber se direcionar ao enfermo.
Esse diferencial é um dos mais importantes entre os benefícios do curso técnico, afinal, em muitas faculdades de ensino superior, ou mesmo em cursos profissionalizantes,o aluno não tem o mesmo tempo de atividades práticas, algo que é essencial para uma formação de qualidade.
7. Diferencial no futuro
Se você chegou até aqui, entendeu que o curso técnico, além de ser reconhecido como qualificação, te prepara para atuar e conhecer a área. Porém, outra questão é a validade do aprendizado em momentos distintos da vida. Afinal, o curso técnico pode ser um diferencial no primeiro emprego ou pode ajudar o estudante a se destacar em processos seletivos.
Além disso, o curso também pode ser um passo importante para quem deseja crescer na área, já que ele oferece destaque ao profissional, que passa a receber uma remuneração que supera 20% quando comparado com um trabalhador sem formação técnica.
A validade do técnico é infinita, afinal, não é apenas um curso, é uma qualificação profissional que desenvolve suas habilidades, aprimora conhecimentos e trabalha com sua formação de carreira.
As vantagens de fazer um curso técnico sempre estarão presentes na sua caminhada profissional e pessoal! O curso técnico é cada vez mais solicitado e bem visto no mercado de trabalho e nas instituições de ensino.
Gostou da nossa lista de vantagens de fazer um curso técnico? Se você se interessou pelo ensino técnico, entre em contato com a gente e confira as opções que separamos para você!