Já ouviu falar sobre a inteligência emocional e a capacidade em reconhecer seus sentimentos e os das pessoas que convivem com você? Se está em busca de capacitação e posicionamento no mercado de trabalho, saiba que as empresas não valorizam apenas um bom currículo.
Conquistar o lugar ao sol também depende muito das habilidades em manter um bom relacionamento e do controle psicológico. Hoje você vai descobrir os benefícios da inteligência emocional para a carreira.
Acompanhe aqui como a sua vida profissional pode mudar para melhor. Boa leitura!
A inteligência emocional na carreira
A inteligência emocional trata do autoconhecimento e da empatia: conhecer as próprias emoções e saber lidar com o sentimento do próximo. Quando falamos sobre a nossa vida profissional, parece meio óbvio que as pessoas que desejam chegar ao topo saibam se relacionar com os colegas, fornecedores, clientes e parceiros de trabalho.
Infelizmente, nem todos conseguem dominar o que sentem e acabam falhando no equilíbrio do corpo e da mente. E aí que entra a inteligência emocional, já que a capacidade de não deixar se abalar pelas emoções afeta positivamente a solução de problemas, a tomada de decisões e o trabalho em equipe.
As vantagens de ser emocionalmente inteligente na vida profissional
Para que você entenda um pouco melhor os benefícios da inteligência emocional para a carreira, listamos algumas vantagens de ser um profissional emocionalmente inteligente. Confira abaixo!
Você aprende a dominar as emoções na tomada de decisões
Saber como dominar as próprias emoções na vida profissional é muito importante, tanto para quem está iniciando a carreira quanto para aqueles que já trabalham. Imagine que você está em busca de capacitação profissional e precisa decidir sobre algumas possibilidades de formação que se encaixam na sua personalidade e com os seus objetivos.
Além da variedade de cursos, a demanda de instituições que oferecem o que você precisa é muito alta. A escolha deve ser muito consciente, afinal, fazer uma graduação ou curso técnico é um investimento para a vida. Nesse sentido, a inteligência emocional é fundamental para o processo de tomada de decisão, e quando estamos seguros e confiantes a chance de fazer a escolha errada diminui consideravelmente.
Você se relaciona melhor com os colegas e aprende a trabalhar em equipe
É praticamente impossível trabalhar sem ter que se relacionar com outras pessoas. A dificuldade em lidar com o ser humano é uma reclamação frequente das pessoas ativas no mercado de trabalho, e manter um relacionamento saudável entre a equipe é um desafio para muitos gestores.
Profissionais que conseguem conviver saudavelmente e que realizam um bom trabalho em equipe certamente estão um passo a frente dos seus concorrentes.
Você melhora suas habilidades de comunicação
Quem busca ocupar cargos de liderança no trabalho precisa saber se comunicar. Reconhecer o perfil de cada membro da equipe, seus pontos fortes e suas fraquezas são pontos imprescindíveis para estabelecer uma comunicação eficiente e passar a mensagem de maneira correta.
O autoconhecimento, diretamente ligado à inteligência emocional, promove ferramentas para driblar as dificuldades de falar em público, permitindo que você desenvolva mecanismos para conter o nervosismo e apostar em suas qualidades.
Por exemplo: se você reconhece que o humor é uma grande qualidade, consegue usar esse artifício para que as reuniões fiquem mais leves e para que sua fala prenda a atenção dos ouvintes. Além disso, compreender o sentimento das outras pessoas é fundamental para escolher as frases adequadas ao dar notícias não muito boas aos seus clientes/colaboradores e ajuda a lidar com a reação desses indivíduos.
Você acaba se tornando mais flexível e persuasivo
Você pôde perceber, ao longo deste artigo, que a empatia é uma das maiores qualidades dos indivíduos emocionalmente inteligentes. Saber o que o outro está sentindo é determinante para que pessoas que executam trabalhos envolvendo processos de negociação (vendas de produtos, benefícios ou prestação de serviços) tenham sucesso nessa empreitada.
Nesse caso, a vantagem da inteligência emocional é uma via de mão dupla. Por um lado, você sabe até que ponto ir e do que pode abrir mão. De outro, se torna uma pessoa mais intuitiva, consegue ler nas estrelinhas com facilidade e desvenda a real necessidade de quem está negociando com você.
Isso permite oferecer mais do que a pessoa espera, que além de sentir que é compreendida, percebe que encontrou a solução para o seu problema. A consequência positiva é abrir uma vantagem competitiva e melhorar a sua imagem.
Você aceita melhor as críticas e cresce com elas
Saber lidar com as críticas é fundamental para o crescimento pessoal e profissional. Muitas pessoas acabam levando para o pessoal e perdem uma oportunidade valiosa de se tornarem melhores no que fazem.
A capacidade de reconhecer as próprias emoções, gerenciar os sentimentos e conduzir adequadamente o que é sentido em cada etapa da realização de uma tarefa também revela o caminho contrário: conhecer suas falhas. Quando a crítica chega, você consegue filtrá-la e usá-la como direcionamento para problemas que já tinha detectado, além de receber bons conselhos para lidar com situações difíceis.
Os livros que podem potencializar essa habilidade
É impossível falar sobre a inteligência emocional sem citar as obras de Daniel Goleman, o pai do conceito moderno dessa habilidade. “Inteligência emocional” é a principal publicação do autor, que conceitua esse princípio e ajuda o leitor a fazer uma reflexão sobre essa capacidade.
Para potencializar o equilíbrio entre o corpo e a mente e poder aproveitar das vantagens citadas no tópico acima, recomendamos também a leitura das seguintes publicações:
- “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” de Stephen R. Covey, relaciona a inteligência emocional a temas como a liderança, dignidade humana, justiça social, felicidade e o bem-estar;
- “Educar com Inteligência Emocional” de Maurice J. Tobias, Steven E. e Friedl Elias, aborda a inteligência emocional no âmbito da educação e na convivência com crianças;
- “Inteligência Emocional 2.0″ de Travis Bradberry e Jean Greaves, ensina a aplicar a inteligência emocional com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.
Como você pôde perceber, a inteligência emocional é uma das habilidades mais importantes que uma pessoa deve desenvolver se deseja ter uma carreira sólida e de sucesso. Além disso, é capaz de trazer profundas melhorias para a vida pessoal.
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